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Saiba qual o melhor tipo de óleo para o seu carro

Para descobrir qual é o óleo indicado para o motor do seu carro, é só olhar o manual do proprietário. Nele, a fábrica já especifica qual é o tipo de óleo a ser usado.
Imagem de Saiba qual o melhor tipo de óleo para o seu carro

 

Mas se você não tem mais o manual ou quer entender um pouco melhor porque o seu carro deve usar o tipo de óleo que a montadora recomendou, veja abaixo quais são os  principais tipos de óleo de motor:

Óleo Mineral
Este é o lubrificante mais comum utilizado no mercado. É obtido por meio da transformação natural de alguns componentes do petróleo. É um óleo com menos viscosidade e com menos tolerância a altas temperaturas.
Em geral, o óleo mineral também não tem a mesma capacidade de limpeza da borra que outros tipos de óleo de motor possuem. Isso não é um problema se ele for usado na viscosidade certa, principalmente se você tiver o costume de trocar o filtro com regularidade, o que é essencial para não juntar impurezas.
A recomendação é que a troca seja feita a cada 5 mil quilômetros.

Óleo Sintético
O óleo sintético é fabricado em laboratório, por meio de reações químicas. É mais puro e funciona bem em qualquer temperatura e condição. Ele é feito para resistir a uma quilometragem maior que a dos outros tipos de óleo de motor.
Por essa resistência, é mais indicado para veículos que ficam muito tempo na estrada, percorrendo maiores distâncias, e também para carros mais novos.
A recomendação é que a troca seja feita a cada 18 a 20 mil quilômetros.

Óleo Semissintético
É obtido por meio da mistura entre a base sintética e a mineral. Reúne, portanto, características dos dois tipos de lubrificantes citados anteriormente. 
É comum associar o óleo semissintético com caminhonetes, que tem motores mais potentes e funcionam melhor com a viscosidade do óleo natural, mas são beneficiadas pela base sintética na limpeza de borra.
Sua principal característica é o fato de se prender às partes metálicas do motor enquanto este está desligado. Isso garante menor atrito no momento da primeira partida do dia, quando é mais importante a presença do óleo.
A recomendação é que a troca seja feita por volta dos 8 mil quilômetros.
 

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